mulher pensando perto de uma arara de roupa

Como organizar um guarda-roupa

Quem nunca olhou para o guarda-roupa bagunçado, durante semanas, planejou arrumá-lo, mas esbarrou na seguinte questão: “por onde eu começo?”. Com isso, você acabou se desmotivando e protelando mais uma vez essa tarefa que até parece simples, porém demanda algumas estratégias pontuais.

Por esse motivo, fizemos um artigo mostrando o passo a passo de como organizar um guarda roupa ou closet. E, se preferir, você pode aprender o passo a passo assistindo ao vídeo no link abaixo:

Vídeoaula

Aprenda, nesse aulão gratuito, como organizar o guarda-roupa de forma profissional.

Passo 1: Tire tudo, comece do zero

Tire todas as peças do armário, não deixe um fio de tecido dentro dele. Limpe cada gaveta, prateleira ou nicho; (se preferir, use sachês ou produtos antiodor). Afinal de contas, não tem como organizar um guarda roupa sem fazer uma faxina nele. Sendo assim, após esse pontapé inicial, vamos “por a mão na massa”.

Sachet Perfumado
Nossa Escolha

Limppano Sachet Perfumado Lavanda

Passo 2: Separe o destino de cada item

Separe as pilhas das suas peças considerando o destino específico de cada uma, posto que não há como organizar um guarda roupa sem escolher o destino de cada item previamente:

Jogar fora

Objetos danificados, que perderam o valor e é inservível é o item correto para enfeitar sua lixeira (risos). Jogue-os fora! Não seja aquela pessoa que doa peças ruins. Se não serve para você, por causa do estado que se encontra, então não serve para outra pessoa.

Mudar de lugar

Sabe aqueles itens que nada tem a ver com o guarda-roupa? Pode até ser um objeto útil, mas que o guarda-roupa não é o lugar mais apropriado de se guardar? Pois bem, itens como documentos importantes, equipamentos de esportes, alimentos perecíeis ou não perecíveis devem ser guardado em seu devido lugar. Se não tem um objeto para guardar todos eles, repense a possibilidade de adquirir.

Doar

Quer se sentir ainda melhor? Faça uma boa ação, abençoe pessoas que precisam de roupas. Muitas vezes guardamos roupas que já não nos cabe, ou não combinam mais com nosso estilo, por puro hábito de acumular. São peças servíveis, estão em bom estado, você apenas não as usa mais por motivos diversos.

Portanto, desapegue! Assim você conseguirá liberar espaço, perceberá o quanto de roupa útil você tem de fato e ainda enxergará, com clareza, o quão consumista você está sendo.

Manter

aqui são os itens que voltarão para o armário. São roupas boas, com bom caimento, bom corte, que você se sente bem ao vestir. E se, porventura, estiverem sujas, manchadas, encardidas sugiro seguir o tutorial abaixo para revitalizar suas peças:

Passo 3: Separe os itens por tipo

Antes de colocar os itens, que você irá manter, de volta no guarda-roupa; separe um a um por tipo.

  • Roupas: camisas, blusas, shorts, saias, vestidos e semelhantes.
  • Acessórios: bolsas, carteiras, bonés,  lenços, cintos, relógios, óculos, sapatos etc.
  • Peças íntimas: calcinhas, sutiãs, cuecas, roupas de banho e outros.
  • Produtos de higiene pessoal: aqueles que você não tem o costume de levar ao banheiro.
Como organizar um guarda roupa
Foto de Sarah Chai

Passo 4: Defina um espaço para cada categoria. Tenha padrões

Determine lugares fixos para cada grupo. Isso porque a forma correta de como organizar um guarda roupa exige padrões.

Cabide

Itens que são difíceis de dobrar, que são volumosos, ou que amassam com muita facilidade – a exemplo: camisas sociais, blazers, paletós, casacos, roupas de festa – você mantém em cabides.

Vale lembrar que malhas de lã deformam ao serem penduradas, portanto, evite. Se o varal do guarda-roupa for pequeno, dê preferência para cabides de veludo ou “slim”, são mais finos que os demais.

Você ainda pode lançar mão das presilhas, que podem ajudar na compactação das peças. Já as  peças delicadas, devem ser penduradas em um compartimento lateral, separadas das demais, para evitar que sejam mexidas a todo tempo.

Cabide

Explore as melhores opções disponíveis no mercado

Gavetas

armazene as peças íntimas, meias e roupas de bebês nas gavetas. Use e abuse dos separadores, packs de TNT, colmeias, saquinhos de organização (não use os que acompanham a peça quando comprada, pois não tem boa ventilação) e caixas organizadoras disponíveis no mercado; são objetos práticos, baratos e ajudam a manter a organização mesmo nos dias mais tempestuosos.

Dê preferência a modelos que tenham algum tipo de ventilação, sejam furinhos ou detalhes na tampa; assim você evita mofo. Outra dica importante é organizar em padrão de arquivo (colocando a peça “em pé”) quando o item tiver o tecido estruturado; já quando a peça tiver o tecido “mole”, como roupas de academia, essa dica pode ser inviável.

Organizador

Explore as melhores opções de organizadores de gavetas

Maleiros

Onde ficam as peças que estão fora da estação; itens sazonais; malas usadas apenas para viagens; toalhas; e outros objetos semelhantes. Já para quem não possui um roupeiro específico para o enxoval de cama, a dica é formar conjuntos, colocando fronhas, lençóis de cobrir e de forrar – de um mesmo jogo – dobrados e montados em um mesmo pacote, um por dentro do outro.

Prateleiras

Use prateleiras para bolsas, sapatos e malas usadas com frequência. Lembre-se que, antes de expor nas prateleiras, os sapatos devem ser mantidos em caixas de acrílico transparentes (bem ventiladas) em sacos de flanela ou ainda em sacos de TNT. Além disso, você pode considerar adquirir um gaveteiro, cabides específicos para sapatos ou organizadores com nichos.

Quanto as botas, organize-as em pé e coloque espaguete de piscina dentro delas, para manter a estrutura. Rasteirinhas e chinelos podem ser acomodados em colmeias ou cestos.

Existem ainda compartimentos específicos dentro do guarda-roupa, equipados com ganchos que podem ser pendurados no cabide, proporcionando maior estabilidade para a organização de itens mais robustos, como saltos, tamancos e similares.

Demais espaços

Defina em qual cantinho fica cada categoria, estabelecendo padrões para as dobras das peças. No que diz respeito a uniformes de trabalho e outros itens de uso diário, disponha-os de modo acessível; colocando à frente tudo o que você usa com mais frequência; ao fundo o que você usa só eventualmente. Assim, você proporciona uma disposição funcional que facilita o acesso e a manutenção da ordem em seu guarda-roupa.

roupas dobradas
Foto de Francesco Paggiaro Considerações finais

Por fim, é válido ressaltar que arrumar o guarda-roupa oferece vários benefícios práticos e psicológicos; vai além da simples organização física, envolve a criação de um ambiente funcional. Não só facilita o dia a dia, mas também pode ter impactos positivos na mente e no seu bem-estar geral. E caso você deseje arrumar o guarda-roupa do seu bebê também temos o tutorial abaixo:

Assim, eu realmente espero que esse artigo tenha te ajudado a entender como arrumar um o guarda roupa. E, por consequência, tenha contribuído para a sua decisão de colocar esse aprendizado em prática.

Além disso, caso tenha dificuldade em otimizar os espaços, veja o tutorial abaixo:

Sendo assim, não deixe de escrever abaixo o seu comentário; avaliar nosso artigo; e, por fim, navegar no nosso site para encontrar mais tutoriais como esse. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 33

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe no: